terça-feira, 9 de março de 2010

FUTSAL - Emprego vs Hobbie

Já não é de hoje que reparo que em vários sites/blogs de futsal, existem montes de treinadores prontos a mostrar as suas habilidades ao comando de uma equipa. Oferecem-se para treinar as formações, deixam o contacto e por vezes até o currículo.
O que me intriga é: estes senhores pretendem um emprego ou um hobbie?

No futsal nacional, é claro que, é perfeitamente compreensível que os treinadores bem como os atletas, dirigentes e restantes membros do clube, tenham uma retribuição (normalmente mensal) após desempenho das suas tarefas durante o mês. Aliás, isto acontece porque em grande parte das equipas dos nacionais, as autarquias apoiam (financeiramente) as suas equipas.

Nos campeonatos distritais sucede muitas vezes o contrário.
As autarquias pouca relevância dão às equipas 'pequenas' porque muitas vezes já têm que apoiar uma equipa da mesma localidade nos campeonatos nacionais.
Para ser concreto, um exemplo perfeito daquilo a cima transcrito é o que se passa na Póvoa de Varzim! Onde o Póvoa Futsal tem total apoio da autarquia e o futsal do Averomar fica 'a ver navios'. Mas isto é outra história...

Como ia dizendo...
Os treinadores que querem treinar no distrital, oferecem os seus serviços por gosto ou em troca de dinheiro?
As equipas das distritais lutam severa e ferozmente para sobreviverem com os trocos contadinhos até ao fim de cada mês ou semana. As buscas de patrocínios são incessantes. Uns trocos aqui, outros acolá. As inscrições dos atletas são quantias obscenas. As multas impostas pela federação ultrapassam o minimamente razoável. Os custos dos cursos (treinador, massagista...) são insuportáveis. Pagamentos à polícia. Já para não falar nos custos de todo o material desportivo essencial à prática da modalidade (bolas, coletes...!!)

Os dirigentes das equipas dos distritais são, na sua grande maioria, pessoas normais com uma vida normal. Têm familia, responsabilidades, empregos! Fazem muitos esforços para que nada falte aos atletas na hora do treino ou do jogo.

Os atletas jogam por gosto! Não direi amor à camisola, longe vai o tempo, mas jogam por prazer. Tempo passado com os amigos, livres de stresses, sem qualquer recompensa monetária!!

E agora vêm estes gajos, pseudo treinadores de futsal, querer treinar estas equipas de terrinha a troco de dinheiro?!
Ganhem juízo senhores!!
Ganhem juízo directores e presidentes destas associações que lutam pela sobrevivência todos os dias...

Corre a noticia de que os treinadores de futsal da AFP estão (quase todos) em uníssono no que a este assunto diz respeito. Não treinar de borla!! Incrível não?

Por mim bem que ficavam com os cursos da AFP na gavetinha junto às fotos da primeira comunhão!!

Sem comentários:

Enviar um comentário